sábado, 8 de outubro de 2011

O Ramadã e as mãos pintadas de henna das meninas


Ramadão, como é chamado no português europeu,Ramadã ou Ramadan, do português brasileiro, é o 9º mês do calendário islâmico, que é lunar e composto por 12 meses de 29 ou 30 dias, e um total de cerca de 354 dias, contagem que começa com a Hégira, a fuga de Maomé deMeca para Medina, em 16 de julho de 622. Ele tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar, utilizado a primeira vez pelos egípcios, há cerca de 6000 anos. Nesta contagem, o ano possuía 12 meses de 30 dias cada mês, o que perfazia o total de 360 dias. Os 5 dias a mais eram adicionados no final do ano para comemorar o aniversário de OsírisHorusÍsisNeftis Set, o que eleva o total para 365 dias.

O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. É o mês durante o qual os muçulmanos praticam seu jejum ritual, o 4º dos 5 pilares do Islã.

A palavra Ramadã encontra-se relacionada com a palavra árabe ramida (ser ardente), talvez pelo fato do Islã ter celebrado o jejum pela primeira vez no período mais quente do ano.

É um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período, o que se espera do crente é a maior proximidade dos valores sagrados, a leitura mais assídua do Alcorão, a frequência às mesquitas, a correção pessoal e o autodomínio.


Há mais de 1 mês, cerca de 1 bilhão de muçulmanos em todo o mundo deram início à comemoração doRamadã, o mês sagrado no Islamismo. Sunitas e xiitas, os dois principais ramos do Islã, discordam sobre a data exata do início do mês. Neste ano, o Ramadã começou na madrugada do dia 11 de agosto para os sunitas. Já para os xiitas, que formam a maioria da população no Irã e no Iraque, o evento começou no dia 12 do mesmo mês.

No período do Ramadã os fiéis jejuam durante os dias e se alimentam apenas à noite, tradição que tem seu maior obstáculo no forte calor que atinge a região do Oriente Médio nesta época do ano. Os muçulmanos não podem beber, fumar e manter relações sexuais entre a alvorada e o pôr-do-sol. O mês sagrado também é considerado um período de caridade, razão pela qual doações são feitas aos pobres. O período de jejum muçulmano termina com a celebração do Eid ul-Fitr, que marca o fim do Ramadã e é uma das festividades mais importantes do calendário islâmico, onde tradição e curiosidades se misturam. A pintura das mãos com henna pelas meninas é uma delas. Confira as imagens!


























Fonte: Wikipédia

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...