sexta-feira, 20 de novembro de 2009

COISAS FEITAS DE CHOCOLATE!





A origem do chocolate remonta a 1.500 A.C., segundo registram estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro.
Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Aztecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses.
Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.
Ao que parece, Cristovam Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase despercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.
Em 1519, Hernando Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a ” moeda” seria cultivada.
Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola. Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.
Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu use foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate liquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, a especiarias.
Em 1795 os ingleses começaram a usar uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau, a este invento deu início à fabricação de chocolate em maior escala.
Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, a em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os conhecemos hoje. fonte

Quase todo mundo gosta de chocolate. Mas sempre tem um do contra que não gosta. Fazer o que? Gosto não se discute, né? Mas para os 99,999% das pessoas que gostam, este post vai dar água na boca.Você é capaz de Imaginar as coisas mais estranhas que se faz com chocolate? Eu fui atrás e veja as dez mais estranhas, bizarras e deliciosas coisas feitas com o chocolate.



1-Calçado de chocolate

fonte

Um tênis de chocolate é algo bastante estranho, né? Ainda mais quando a imitação é absolutamente perfeita. Ele vem até numa caixa típica de calçados.

Para as mulheres tem esta versão, num sapato feminino, recoberto com folhas de ouro. Deve custar uma fábula.

2- Rosa de chocolate
Imagino a dificuldade de modelar uma rosa em massa de chocolate. Dá até pena de comer.

3- Relógio de chocolate

Este até marca as horas, graças a um mecanismo interno encaixado no chocolate.

4-Lápis de chocolate

Uma boa idéia. Vem com um apontador comum para você jogar as casquinhas de chocolate sobre sua sobremesa favorita.

5-Notebook de chocolate

Ele não funciona, obviamente, mas parece real e é muito gostoso.

6- Roupa de chocolate

Parece estranho, e é. Recentemente, num desfile de moda roupas feitas de chocolate foram exibidas ao público.

7- Corsa de chocolate

Um carro inteiro feito de chocolate, incluindo o interior? Sim, isso mesmo. Ele foi completamente modelado em chocolate para um evento. E este não foi o único. Há também um carro de formula 1 e outro de nascar feitos com chocolate. Tudo em tamanho real.

8-Prédio de chocolate

Em 2006 Alain Robe entrou para o Guiness book com este edifício feito inteiramente de chocolate. A escultura tem aproximadamente sete metros de altura. Tem também a Torre Eiffel de chocolate, com cerca de 3 m de altura.

9- Monalisa de chocolate

Em homenagem a famosa pintura de Leonardo DaVinci, o artista Jean Azun reproduziu o quadro em chocolate. Ele usou misturas variadas de chocolates para obter as variações tonais da pintura, que foi feita sobre uma finíssima, porém dura camada de chocolate base. Até a moldura é de chocolate, coberto com folhas de ouro. O mais estranho é que esta não é a primeira. Num evento de chocolate de 2007 uma replica do famoso quadro foi esculpida numa barra sólida do produto.

10-Jesus de chocolate

Falando sério. A obra é uma escultura do artista Cosimo Cavallero, mas a exposição de “my sweet lord” foi cancelada devido a protestos dos católicos. fonte

Curioso, né? Sabia que o Brasil é o país com o quarto maior consumo de chocolate no mundo? Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido. Considerando a renda média do brasileiro com os demais líderes de consumo, estas métricas ficam mais impressionantes.

São produzidas anualmente 340 mil toneladas do produto, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). O consumo médio de um brasileiro é de 2,4 kg por ano (metade do que um americano consome). “Mas essa é a média. Em São Paulo, o consumo chega a 3,8 kg por ano, enquanto em alguns Estados do Norte não chega a 1 kg.
FONTE MUNDOGUMP
Postar um comentário

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...