segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Esculturas feitas com cinzas de seres humanos

A designer holandesa Wieke Somers criou uma série de três esculturas feitas com cinzas de seres humanos cremados. A iniciativa, feita com colaboração dos familiares dos falecidos, consiste em um projeto de conscientização chamado Consume or Conserve, em que a designer deseja alertar sobre os rumos do design na sociedade moderna em que, segundo a própria Wieke, transformou inovação no sentido de apenas novidade, e relegou a funcionalidade para apenas funções adicionais. A intenção do projeto é fazer alusão à efemeridade das coisas materiais frente à natureza e também a dar uma espécie de “segunda vida” às pessoas. As esculturas foram moldadas com um prototipador 3D.
Para Wieke, por causa da sociedade do consumo, que exige produtos novos, o design atual na maioria das vezes não se preocupa com melhorar o bem estar das pessoas, transformando o setor em uma disciplina muitas vezes artística, que perdeu seus motivos de empreendedorismo e sua ideologia de otimizar a vida das pessoas no processo. O projeto está exposto na galeria Grand-Hornu Images, em Berlim, na Alemanha, até o dia 12 de setembro.
Wieke Somers é nascida em Sprang-Capelle, na Holanda, e desde 2000 é dona de seu próprio empreendimento, o Studio Wieke Somers, em Eindhoven. Ela trabalha com agências de publicidade, empresas de diversos setores e diversos portes, além de dar aulas na Academia de Design de Eindhoven (onde se formou), além de seminários e palestras sobre o rumo da profissao na Europa.







Postar um comentário

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...