segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Canais da Europa!



O Canal do Meio-dia (ou Canal du Midi) é um canal artificial, situado na região do Meio-dia (daí o seu nome), na França. É o mais antigo canal da Europa, estando ainda em funcionamento.Sem dúvida uma notável edificação.
Sua construção é datada sob o reino de Luis XIV. Além de ser o mais antigo canal da Europa é certamente o mais prestigiado. Ele foi idealizado e projetado (no século XVII) por Pierre-Paul Riquet, que decidira numa audaciosa aposta ligar o Mar Mediterrâneo ao Atlântico.
Esta gigantesca obra mobilizou em torno de 12 mil homens. O canal inteiro é adornado de obras de arte, que além de belas são funcionais, tais como: aquedutos, pontes, túneis,etc. Há também uma notável escada de água (de Fonsérannes às portas de Bèziers) que apresenta um desnivelamento de 21,5 metros.
O canal é navegável entre o rio Garonne, na altura de Tolosa, e Sète, no mar Mediterrâneo. Sua extensão é de 240 quilômetros, permitindo a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo, conforme o planejado; atravessando regiões como Languedogue, Aube e Minerve. Além de cidades de importância, tanto econômica quanto histórica, como Bèziers, Narbonne, Trèbes,Carcassone e Castelnaudary.
A idéia do canal era solucionar problemas econômicos, militares e políticos, pois nele poderia transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas. Assim, evitava-se o estreito de Gibraltar e o contorno pela península Ibérica.
Após 15 anos de intenso trabalho, enfadado a tantas lutas, Pierre-Paul Riquet conseguiu concluir a sua obra-prima. No entanto, arruinado, falecera um ano antes de sua inauguração, ocorrida em 1681.
O Canal do Meio-dia atualmente funciona como turismo fluvial. Recebe em torno de 50 mil visitas por ano. Lá você pode passear a pé, de bicicleta, ou se preferir de barco (há mais de quarenta operadoras na região para se alugar um barco).
O Canal do Meio-dia foi declarado Patrimônio da Unesco em 1996.


0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...