segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Stauropus fagi:a lagarta que quer ser uma lagosta



A mariposa Lagosta (Stauropus fagi) é uma mariposa da familia Notodontidae.Ela tem uma envergadura de 40 a 70 milímetros e varia na cor do cinza ao verde e marrom.
Ao nascer, sua lagarta se alimenta exclusivamente da própria casca de ovo e é comun ela imitar uma formiga ou pequena aranha. Isto é devido a longas pernas torácicas e apêndices caudais que estão sempre torcendo nervosamente.
Se a larva é perturbada durante esse período, se contorce com violência da mesma maneira como uma formiga ferida.As lagartas jovens guardam sua própria casca de ovo,se por ventura outra lagarta o toque, um vigoroso ataque é feito para expulsar o intruso.Após a troca de pele as larvas se alimentam das folhas do carvalho, faia, vidoeiro ou avelã.
Durante este estágio a lagarta desenvolve ainda mais uma aparência estranha, com "uma grande cabeça,” “longas pernas torácicas”,também levanta uma corcova do quarto ao sétimo segmento do coropo e o segmento anal fica extremamente inchado com o clásperes modificado em longas estruturas finas, ficando parecida com uma lagosta.
A cor é geralmente marrom avermelhado e em sua posição de repouso fornece camuflagem perfeita. As larvas podem crescer até um comprimento de 70 milímetros e se perturbadas por um potencial predador pode ameaçá-lo colocando as pernas torácicas inclinadas para fora e para trás e a cabeça curvada sobre o corpo.
A pupa da mariposa possue um casulo forte, geralmente colocado entre as folhas mortas. As traças surgem no ano seguinte a partir de maio até julho, dependendo das condições.
Postar um comentário

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...