quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FORMAS DE SE MATAR PESSOAS

Linchado e enforcado no Texas (1907)


digitalizar0004-copy.jpg
Louis Higgins, era assim que se chamava este jovem, que foi enforcado nesta ponte do Estado norte-americano do Texas em 1907, por motivos desconhecidos…
s

Tortura na Prisão de Abu Ghraib (Iraque)


abughraibabuse-standing-on-box.jpg
A invasão do Iraque pelos Estados Unidos foi marcada no início de 2004 por notícias de torturas inflingidas aos prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib em Bagdade, por parte das tropas Norte-americanas. A opinião pública mundial ficou chocada quando foram divulgadas fotos de prisioneiros a serem humilhados e a sofrerem várias formas de tortura física e psicológica.
D03-14-06_abu-ghraib_01.jpgesde cães utilizados para aterrorizar os prisioneiros, mulheres obrigadas a despirem-se em frente aos guardas e grupos de presos obrigados a posar nus e a práticas sexuais em grupo.
Há documentos que registam: guardas a urinar nos presos, a saltar e a pontapear uma fractura exposta de um prisioneiro de modo a que esta não curou devidamente, guardas a sodomizar detidos com bastões e iraquianos amarrados com cordas a serem arrastados pelo chão.
abu_ghraib_53.jpgHashem Muhsen, um dos presos da pirâmide humana ao lado contou aos jornalistas como foi obrigado e despir-se e juntamente com outros prisioneiros a rastejar nu pelo chão para satisfação dos guardas americanos. Alguns dos iraquianos foram sujeitos a outra forma de tortura e humilhação, depois de despidos foram forçados a cobrir o corpo e a cara com fezes. Ao preso da primeira foto deste artigo, foi-lhe dito que apanharia uma enorme descarga eléctrica se ele se movesse de cima do caixote, tendo este estado naquela posição durante várias horas.
Os acontecimentos na prisão de Abu Ghraib foram um dos mais negros episódios da invasão norte-americana do Iraque, não existindo dados concretos sobre o número de vítimas. Mais informação (em inglês) e todas as fotos sobre estas horríveis  experiências  neste Site.

Condenadas à Fogueira (Bessonov Nicolay) (1989-1990)


burning-n05.jpg

Torturas inflingidas a cristãos no sul de França (187?)


torture.jpg

Homem na cadeira eléctrica, EUA (1908)


cadeira-electrica.jpg

Multidão preparando-se para apedrejar condenado


imagesnyplorg.jpg

Tenazes em Brasa (Bessonov Nicolay) (2001)


torture-07.jpg

Interrogatório de Marie Curlie (Bessonov Nicolay) (2001)


torture-06.jpg

Cozido até à Morte


martyr-12.gif
Esta horrível forma de execução era levada a cabo com a ajuda de um enorme caldeirão que poderia estar cheio de água, azeite ou mesmo sebo.
A vítima seria então introduzida no caldeirão que seria depois aquecido com a ajuda de uma enorme fogueira.
Um método alternativo seria a utilização de um recipiente mais raso e menos profundo que o caldeirão. Estando a vítima parcialmente imersa, esta seria literalmente frita em lume brando até à morte.

Comida Forçada


suffragette_force_feed-799544.jpg
Esta forma de tortura como o próprio nome indica consistia simplesmente em forçar alguém a comer contra a sua vontade.
Normalmente é aplicada em prisioneiros que se encontram em greve de fome, mas também há registos de ter sido usada como método de tortura principalmente em campos de trabalho forçado na China, na Ex-URSS e mais recentemente em Guantanamo e na prisão de Abu Ghraib no Iraque. As forças norte-americanas neste país são acusadas de forçar os prisioneiros islâmicos a comer carne de porco e beber vinho, o que vai contra a sua religião.
forcefeeding_medium.jpg
Na tortura eram utilizados tubos (quase sempre não esterilizados) que eram forçados pela boca e nariz da vítima directamente até ao estômago. Houve mesmo casos em que os tubos penetraram os pulmões, provocando graves lesões, o que demonstra o desconhecimento e brutalidade dos carrascos.
No verão de 2003 prisioneiros do campo de trabalhos forçados de Gaoyang, na China, pertencentes aos Falun Gong foram forçados a ingerir urina e excrementos humanos, naquilo que foi encarado pelas autoridades chinesas como uma inovadora forma de tortura, tendo sido enviados a esse campo pessoal de outros campos para “aprenderem” a técnica.
A ingestão forçada de alimentos ou de outras substâncias como água a ferver, detergente ou excrementos para além de causar vómitos, convulsões várias lesões internas, é uma forma de tortura usada actualmente e que culmina muitas vezes na morte da vítima.

Queimaduras


ironing_medium.jpg
Este tipo de tortura é muito utilizado um pouco por todo o mundo uma vez que os “instrumentos de tortura” são vulgares objectos do quotidiano. Ciagarros, isqueiros do automóvel, ferros de engomar podem-se transformar em poderosas formas de causar dor e forçar uma confissão.
Deixo aqui uma imagem de mais uma vítima dos Falun Gong que sofreu este tipo de tortura por várias vezes nas pernas, a imagem é forte:
Queimaduras

Choques Eléctricos


choque1.jpg
Os instrumentos mais utilizados para torturar prisioneiros com choques eléctricos são os bastões eléctricos. Estes podem libertar uma descarga eléctrica até 300000 volts, e são usados nas partes mais sensíveis do corpo: boca, planta dos pés, nos genitais, nos peitos e no pescoço.
Por vezes vários bastões são utilizados ao mesmo tempo para torturar um prisioneiro, podendo ainda este ser molhado com água para intensificar a dor.
A pele quando exposta a choques fortíssimos acaba por se quimar e rasgar e a vítima sangra abundantemente das feridas inflingidas pelos choques.
IMorte na Fogueira

burning-23.jpg
A execução na fogueira tem uma longa história como forma de punir a traição ao rei, heresia e casos de bruxaria principalmente nos tempos da Inquisição. Na idade média era comum serem executados na fogueira vários condenados simultaneamente. Actualmente ainda se regista a prática deste método de execução em países como a Índia e o Quénia bem como no continente africano.
No caso de a fogueira ser suficientemente grande, a causa da morte ao contrário do que se possa pensar, não é o fogo em si mas sim a inspiração do monóxido de carbono que é venenoso para o ser humano. Nesta situação a vítima já estaria inconsciente quando as chamas atingissem o corpo.
Porém no caso de ser uma fogueira pequena, a vítima manter-se-ia consciente e em grande agonia durante vários minutos enquanto era progressivamente queimada, até que por fim morreria devido à perda de sangue ou a ataque cardíaco.
Tipicamente a vítima era amarrada a um poste de madeira e à sua volta eram colocadas tábuas e troncos os quais serviam de combustível para a fogueira, por vezes e para tornar menos dolorosa a execução a vítima tinha em certas partes do corpo fachos de madeira de modo a “antecipar” a morte.
Nalgumas execuções nos países nórdicos as vítimas eram amarradas juntamente com pequenas porções de pólvora o que tornava a queimada uma autêntica sessão pirotécnica. A pólvora se estivesse localizada perto da cabeça serviria no entanto para “humanizar” a execução uma vez que a vítima morreria rapidamente devido à explosão quando o fogo a atingisse.

Interrogatório no “Strappado” (Bessonov Nicolay) (1992)


torture-01.jpg

Tortura pela Água, século XIX


torture-05.jpg
Esta gravura é uma variante da Limpeza da Alma.

Execução de um Herege, século XVII

burning-08.jpg

Enforcamento ( A Forca )


hanging.jpg
O enforcamento pode ser encarado como uma forma de excução ou de suicídio. Desde o império Persa que ao longo da história vem sendo usado como forma de aplicar a pena capital.
Actualmente ainda é aplicado legalmente para cumprir as sentenças de pena de morte em países como a Índia, Malásia, Singapura e até nos Estados Unidos, para além dos países islâmicos como Irão, Arábia Saudita, Síria entre outros.
Como forma de suicídio o enforcamento é a segunda em países como o Canadá ou os Estados Unidos, apenas ultrapassado pelas armas de fogo.
A execução na forca tem de ser cuidadosamente preparada no que concerne ao tamanho da corda a utilizar e para garantir uma morte rápida. Se a corda for demasiado longa existe o risco de decapitação do condenado, se fôr demasiado curta o estrangulamento pode demorar até 45 minutos. O comprimento da corda está relacionado com o peso da vítima.
O peso da vítima ao cair deve ser suficiente para causar a morte, no entanto são raros os casos de morte instantânea.
Se o condenado tiver músculos do pescoço fortes, se fôr demasiado leve, se a queda fôr “curta”, ou o nó tiver sido mal posicionado a morte não ocorre pela quebra do coluna vertebral mas sim por lenta asfixia. Se isto ocorrer a cara engorda, a língua projecta-se para fora da boca, o corpo defeca e ocorrem movimentos bruscos em todos os membros.
Por vezes ocorre um estranho fenómeno chamado de erecção da morte (angel lust), é uma ereção pós-morte que ocorre quando um indivíduo do sexo masculino morre verticalmente ou de face para baixo permanecendo o cadáver nesta posição.
Durante a vida, o bombear do sangue pelo coração assegura uma distribuição relativamente uniforme em todos os vasos sanguínios do corpo humano. Uma vez que este mecanismo terminou apenas a força da gravidade actua no movimento do sangue.
Se um indivíduo morrer verticalmente como no enforcamento, o sangue descerá pelas pernas até aos pés. O sangue remanescente no tronco move-se para uma posição inferior devido à força da gravidade, e enquanto o sangue na cintura (que não pode descer devido aos pés que estarem “cheios”) faz com que o pénis se encha com o sangue e se expanda. Esta é chamada erecção da morte.

Imersão de pessoas em água gelada / Hipotermia


waterexp.jpg
As experiências de congelamento / hipotermia foram conduzidas nos campos de concentração pelo alto comando Nazi. As experiências foram conduzidas em homens de modo a simular as condições dos exércitos alemães na Frente Oriental. As forças germânicas estavam doentes e mal preparadas para o frio intenso do Inverno Russo. Milhares de soldados alemães morreram devido às baixas temperaturas ou ficaram enfraquecidos por feridas delas derivadas.
As experiências de congelamento foram divididas em duas partes. Primeiro: estabelecer quanto tempo demoraria a temperatura do corpo a baixar até se dar a morte, e segundo: descobrir a melhor forma de tentar reanimar a pessoa.
Os dois principais métodos usados para “congelar” a vítima eram colocar a pessoa reservatório cheio de água gelada ou simplesmente deixar a vítima nua durante a noite no exterior com temperaturas abaixo de zero.
O primeiro método provou ser o mais eficaz. As vítimas eram geralmente jovens judeus, saudáveis e do sexo masculino. As vítimas eram despidas e uma sonda que era usada para medir a descida da temperatura do corpo seria inserida no seu ânus. A sonda era firmemente mantida no lugar através de um aro metálico que expandia uma vez dentro do recto.
Chegaram à conclusão que a maioria das vítimas perdia a consciência e morria uma vez que a temperatura do corpo atingisse os 25º.
O segundo meio de congelar uma vítima era amarrá-la a uma maca e colocá-la nua no exterior . Os invernos rigorosos de Auschwitz eram o sítio ideal para esta experiência. As vítimas gritavam de dor enquanto o seu corpo começava a congelar.
As experiências de ressuscitação ou aquecimento eram tão cruéis e dolorosas quanto as de congelamento:
i) A primeira consistia em colocar as vítimas debaixo de lâmpadas de aquecimento tão quentes que queimavam a pele. Uma jovem vítima foi repetidamente “arrefecida” em água gelada até ficar incosciente, e em seguida colocada debaixo da lâmpada o tempo suficiente para ficar banhada em suor. Morreu numa noite após várias sessões destas experiências.
ii) A segunda forma de aquecimento era a chamada irrigação interna, esta consistia em injectar a vítima congelada com água a ferver em certos órgãos como o estômago, a bexiga e até nos intestinos. Todas as vítimas sujeitas a esta “reanimação” acabaram por morrer.
iii) Um banho quente, provou ser o método mais eficaz, a pessoa era colocada numa banheira com água quente sendo esta a seguir aquecida ainda mais. Várias vítimas morreram devido ao choque, uma vez que a água era aquecida depressa demais.
iv) Heinrich Himmler sugeriu uma forma de “aquecimento” que consistia no calor corporal. Ele sugeriu que a vítima e uma mulher tivessem relações sexuais. Esta experiência perversa foi testada com algum sucesso, mas não tanto como o banho quente.

Os Médicos Nazis (4) – Dr. Karl Brandt


doctor15.jpg
O Dr. Karl Brandt, foi responsável do pelo programa de eutanásia Nazi, que envolvia a execução em massa de idosos, dementes, doentes incuráveis e de crianças deficientes nas câmaras de gás ou por injecção letal.
doctor10.jpg
No seu julgamento no pós guerra, foi condenado à morte por enforcamento pelo envolvimento em experiências com humanos: congelamento, malária, febre de Tifo e gás para os nervos.

Os Médicos Nazis (3) – Dra. Herta Oberheuser


doctor14.jpg
A Dra. Herta Oberheuser utilizou injecções de óleo e evipan para assassinar crianças, removendo em seguida os seus órgãos vitais para análises. O intervalo entre a injecção e a morte variava entre 3 e 5 minutos estando a pessoa perfeitamente consciente até ao último momento.
doctor8.jpgEla fez algumas das mais cruéis e repulsivas experiências médicas alguma vez tentadas num ser humano. O seu objectivo era o de deliberadamente inflingir ferimentos nas suas vítimas. Para simular as condições de luta do soldade alemão ela inseria nos ferimentos objectos estranhos como: madeira, pregos enferrujados, lascas de vidro, poeiras ou serrim.

Os Médicos Nazis (2) – Dr. Carl Clauberg


200px-carlclauberg.jpg
Em Auschwitz o Dr. Carl Clauberg injectou substâncias químicas no útero de milhares de mulheres de origem judia e cigana. As vítimas eram esterilizadas pelas injecções produzindo uma dor horrível, sendo frequente a inflamação dos ovários, espasmos no estômago e hemorragias internas.
doctor7.jpgHomens e mulheres eram posicionados repetidamente durante vários minutos entre duas máquinas de radiografia apontadas aos seus órgãos sexuais. A maior parte das vítimas morria imediatamente e os que sobreviviam eram levados para as câmaras de gás devido aos graves ferimentos causados pela radiação, serem um impedimento para o seu regresso ao trabalho forçado.

Os Médicos Nazis (1)- Dr. Josef Mengele


image001.jpg
Dr. Josef Mengele, era conhecido como o Anjo da Morte no campo de concentração deAuschwitz, na segunda guerra mundial. Ele foi um dos principais médicos neste campo, onde se estima que morreram perto de 3 milhões de Judeus, nas câmaras de gás, a tiro, à fome ou queimados.
Nas suas experiências com seres humanos, ele injectou tinta nos olhos de crianças, atirou pessoas para caldeirões de água  a ferver para testar as suas reacções, amputou membros de prisioneiros, dissecou anões vivos e recolheu milhares de orgãos humanos. Além disso ele seleccionou pessoalmente mais de 400 mil prisioneiros para morrerem em câmaras de gás em Auschwitz, ao longo de quase 2 anos.
doctor16.jpg
Mengele foi responsável por indiscritivéis experiências médicas efectuadas nos seus prisioneiros, especialmente em gêmeos. Estes muitas vezes não tinham mais do que 5 anos de idade e imediatemente após as experiências eram assassinados, sendo os seus corpos posteriormente dissecados.

A Roda

)
4.gif
Neste mecanismo a vítima era firmemente amarrada à roda pelas mãos e pés. O carrasco em seguida utilizava uma barra, normalmente de ferro, ou um enorme martelo para lenta e metodicamente esmagar os ossos dos braços e pernas do condenado. Ele tinha o especial cuidado de não desferir golpes mortais.
A perícia do executor era avaliada da seguinte forma: se os golpes quebrassem os ossos e não rasgassem a pele ele seria aplaudido pela multidão. A ideia era que não existissem fracturas expostas nem sangue.
Quando os ossos da vítima estivessem todos quebrados, os seus membros seriam literalmente enrolados nas extremidades da roda, um pouco como um pretzel. A roda seria então elevada horizontalmente e colocada numa estaca onde a vítima agonizante, esperaria uma morte lenta.
roda.JPG

A Cegonha (ou a filha do Varredor)


torturasinqu10.jpg
Este instrumento não se destinava a causar dor directamente embora esta fosse uma consequência própria da sua aplicação. A cegonha consistia numa espécie de algema que unia as mãos e os pés do torturado, impedindo-o assim de fazer qualquer tipo de movimento.
Ainda que pareça um meio de imobilização e não de tortura, a cegonha provoca após alguns minutos, fortes dores nos músculos e cãimbras que com o passar do tempo se transformam numa dor contínua e atroz. Nesta situação a vítima, pode ser maltratada e torturada ao bel prazer dos inquisidores.

Mesa de Esventramento


torturasinqu11.jpg
Este terrível suplício era feito numa mesa sobre a qual havia uma roldana e um sistema de cordas e pequenos ganchos. O carrasco abria o ventre da vítima, que se encontrava amarrada sobre a tábua de maneira a não poder debater-se, em seguida introduzia os ganchos na abertura prendendo-os firmemente às entranhas do condenado.
Ao manipular a roldana, as entranhas da vítima eram lentamente puxadas para fora, com ela ainda viva. Esta agonia podia prolongar-se por horas e até dias. Quanto mais tempo demorasse a morte, ou seja, quanto mais o condenado sofresse, maior seria considerada a perícia do verdugo.

Estrangulamento de Marianna de Karvajal – Litografia (século XIX)

Agosto 30, 2006 at 5:19 pm 
hanged03.jpg

Execução pela Espada


sword-01.jpg
A execução pela espada é entretenimento público desde a idade média, sendo ainda hoje praticada em alguns páises. Era necessária uma longa aprendizagem para adquirir a perícia necessária para obter a decapitação com um só golpe, coisa que a multidão muito apreciava. Os carrascos mantinham-se “em forma” treinando em animais ou em espantalhos.
A decapitação, pena suave quando comparada com outros “métodos”, estava reservada apenas para a nobreza e pessoas importantes. Os plebeus caso fossem condenados à morte enfrantavam outras formas de execução que garantiam uma agonia mais prolongada.
O condenado deveria manter-se erecto, enquanto o executor efectuava um movimento horizontal com a espada ceifando o pescoço.

O Esmaga Cabeças


torturasinqu4.jpg
Este instrumento tipicamente medieval consistia num capacete e numa barra onde se apoiava o queixo da vítima. Seguidamente utilizava-se um parafuso que ia apertando o capacete comprimindo assim a cabeça na vertical.
O resultado era terrífico: os alvéolos dentários eram destruídos, depois as mandíbulas e caso a tortura não cessasse, os olhos saltavam das órbitas e o cérebro sairia pelo crânio despedaçado.

Breast Torture (Tortura dos Peitos)


breasttrt.jpg
Nos tempos da Inquisição, as mulheres acusadas de bruxaria sofriam por vezes a chamada tortura dos peitos. Esta tortura consistia em pressionar os peitos das suspeitas, utilizando-se para o efeito duas tábuas que frequentemente estavam cobertas de espetos, provocando grande agonia na vítima.

The Breast Ripper (O despedaçador de peitos)


breast.JPG
Este cruel instrumento de tortura era frequentemente utilizado em mulheres acusadas de heresia ou adultério. Como o seu nome indica, ele era usado para rasgar lentamente os peitos das vítimas até ficarem irreconhecíveis.
Por vezes os quatro ganchos eram usados em brasa para aumentar a dor inflingida.

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...