sábado, 13 de novembro de 2010

Maior memorização de dígitos do PI




O número Pi, infinito, pela maioria dos estudantes reduzido a 3,1416. Conhecido como "o computadorhumano", Jaime García enfrentou desafios como descobrir a décima terceira raiz de um número de cem dígitos em 0,15 segundos e o cálculo de 1 milhão de anos do calendário Gregoriano.
Façanhas como esta colocaram-no cinco vezes no Guinness World Records, o livro dos recordes, e ele pretende ser incluído novamente.
Para atingir o novo recorde, García disse que chegou a treinar "até 14 horas por dia" nos últimos meses. "Comecei pouco a pouco, todos os dias aprendia cem ou 150 números".
Olhar um número de 200 dígitos e memorizá-lo em uma só olhada, repetindo-o da esquerda para direita e da direita para a esquerda, foi um exercício útil para o desafio de hoje.
García mostrou-se relaxado e concentrado diante do público, que assistia atônito aos sucessivos cálculos mentais, e sob o olhar atento de dois observadores que anotavam e revisavam os números.
Foram necessárias 652 folhas para anotar todos os dígitos que García ia dizendo e que o público acompanhava em uma projeção.
O "computador humano" precisou de três dias para chegar ao fim. A partir da quarta página, García passou a ser examinado por membros da platéia, até que provou ser capaz de memorizar 151.204 números do Pi.
O desafio foi verificado por dois observadores que assinaram o documento a ser enviado ao Guinness para que o novo recorde seja reconhecido como de García.
Objetivo atingido, o colombiano quer descansar. "Agora vou desligar de tudo e vou descansar, passear e não pensar em nada", disse à Efe.
O próximo desafio já sabe qual será: calcular calendários com 14 dígitos.
"Atualmente, detenho o recorde de calcular até um milhão de anos, mas já posso calcular os calendários de trilhões e agora será um número com 14 dígitos", disse.
Para García, "a matemática é um jogo". Ele incentiva todos a aprender a desfrutar dos números, acrescentando que qualquer pessoa pode conseguir.
"Eu não sou nenhum gênio, nem um ser superdotado, mas foi a freqüência e a 
perseverança que me fizeram chegar até aqui", concluiu. 



Nome: Jaime García
Origem: Colombia
Recorde: Memorização mais longa do número PI
Dígitos memorizados: 151.204
Data do recorde: 24 de janeiro de 2008


Fonte: Terra

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...