terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BOPE!

BOPE: A máquina de operações táticas brasileira

Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro criado em 1978 é a força tática mais bem treinada do Brasil atualmente, preparados pra selva que são as favelas cariocas. As estratégias usadas pelo BOPE são desenvolvidas única e exclusivamente para a invasão de morros e extermínio de traficantes. Simples, rasteiro e fatal. Riscos que envolvem treinamento, coragem, técnica e precisão, pois vidas inocentes podem entrar no caminho de uma bala a qualquer instante. Avançando aos poucos com cuidado, pois um disparo poder vir de qualquer buraco ou janela, e na maioria das vezes, sem baixas.


A desvantagem de armamento em relação aos traficantes é grande, fruto do lucro do tráfico, que possibilita a compra de armas de uso exclusivo do exército, e até de outros países, entre eles: lança-mísseis, metralhadoras anti-áereas e rifles de precisão, mas a desorganização e despreparo é igualmente grande.

HK-PSG1, usado por ambos os lados, mas raramente visto nas mãos do BOPE.




Colt M4A1 usada pelo BOPE

E a Browning .50, usada pelos traficantes

Entre tantas táticas se destacam 3 principais:

O "Dois por Um": Para cuidar de todos os becos da favela o BOPE multiplica seu poder de fogo com um homem apontando uma arma por baixo(agachado) e outro por cima(de pé), se um tiroteio se inicia, o de baixo deita, o de trás se agacha e um 3º homem vem na cobertura.

Dois por Um sendo efetuado por dois policiais do BOPE e um PM

O "três-meia-zero": Quando em campo aberto, e sem proteção, necessitando defender um colega ferido ou falando no rádio, uma formação em círculo é adotada, apontando para todos os lados, 360º.
E uma das mais importantes é o rapel, muito usado para invadir morros vizinhos, ou descer direto na favela pegando o inimigo de surpresa, incluindo muitas vezes óculos de visão noturna emprestados pelo exército.
O símbolo do BOPE simboliza a vitória rápida(da faca) sobre a morte(a caveira)
Curiosamente, a Tropa de Elite foi criada originalmente como um batalhão especializado a roubos a banco até que em 1988 quando a PM chamou o BOPE para acabar com uma guerra pelo controle das bocas na Rocinha, daí pra frente, acabou o descanso dos traficantes. Uma curiosidade é o treinamento dos policiais na poderosa técnica de defesa, Krav Magá, luta de combate corpo a corpo, usada na neutralização de ameaças( inclusive armadas), manobras de defesa e ataque simultâneos, desenvolvida em Israel, exemplo de uma das melhores forças do mundo.

Hoje, o BOPE opera de helicóptero conta com 390 integrantes divididos em 16 equipes táticas, muito diferente e maior do que alguns anos atrás, e uma das principais diferenças, que mostra o quão bem preparados eles estão atualmente é uma fortaleza sobre rodas, praticamente impenetrável conhecida como... Caveirão.


O Caveirão é um blindado capaz de carregar até 11 homens, 8 ficam nas laterais, 4 de cada lado com pequenos espaços na fuselagem para efetuarem os disparos, 2 nos bancos da frente e um na torre, uma parte mais alta do veículo, semelhante a um tanque de guerra, esse é o que tem mais liberdade para atirar. Pode atingir uma velocidade de 120Km/he contando com aço reforçado nos pneus, podendo rodar de 20Km a 80Km depois de atingidas, essa máquina faz um estrago tremendo.



Reportagem feita pelo SENSACIONAL Profissão Repórter, vale a pena conferir:



Parte 2:



O BOPE tem princípios, tem coragem, inteligência e não tem piedade de vagabundo, tudo que precisamos para enfrentar o Brasil de hoje, e evitar que o bandido invada sua casa, ponha terror na sua vida e de seus filhos, e é a resposta a altura para a violência e loucura em que o país foi submetido. Se é guerra que eles querem, é isso que eles terão.

"Todo policial tem que escolher:
ou se corrompe, ou se omite,
ou vai pra guerra"
Capitão Nascimento, Tropa de Elite.
Postar um comentário

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...