Ante esta situação, foram muitos os pilotos que perderam a vida por não usar paraquedas. Mas também contam surpreendentes casos de pilotos que se foram jogados para fora de seu avião em pleno vôo e que, também em pleno vôo, conseguiram voltar a subir nele. Hoje eu trago para o MDig dois destes extraordinários casos... tão incríveis como (im) possíveis.
Grahame Donald e o estranho loop.
No livro "On a Wing and a Prayer", Joshua Levine relata o espantoso caso do piloto escocês da RAF, Grahame Donald. Uma tarde do verão em 1917, Grahame pilotava seu Sopwith Camel a uma altura de 6.000 pés.
Em uma brusca manobra, Grahame colocou o avião de cabeça para baixo, com tanto azar que nesse instante rompeu o cinto de segurança, jogando o piloto no vazio. Mas enquanto Grahame caía, o avião também começou a descer e, estranhamente, completou um amplo loop. Em uma entrevista concedida 55 anos mais tarde Grahame explicou:
- "Os primeiros 2.000 pés passam muito rápido. Enquanto caía comecei a ouvir meu pequeno e fiel Sopwith Camel em algum lugar próximo. De repente caí de novo nele."
Efetivamente, o piloto caiu sobre a asa superior do avião, a qual de agarrou como um gato com ambas mãos. Depois conseguiu enganchar um pé na cabine de comando até que conseguir entrar nela e tomar o controle do aparelho novamente.
Grahame Donald, já como comandante da RAF, também combateu na Segunda Guerra Mundial.
Louis Strange, pendurado na metralhadora.
O piloto britânico Louis Strange voava em um Martinsyde S1 com uma metralhadora Lewis montada na asa superior em 10 de maio de 1915, quando em pleno combate, a metralhadora ficou sem munição. Strange então soltou o cinto e ficou de pé para mudar o tambor e recarregar a arma, guiando por um momento os comandos do aparelho com seus joelhos.
Foi exatamente neste momento que ele perdeu o controle e o avião subitamente deu uma volta deixando a Strange pendurado pela metralhadora que estava tratando de recarregar. O piloto começou a espernear até que conseguiu prender um pé na cabine e depois o outro, conseguindo depois de vários minutos de agonia voltar para dentro dela e tentar tomar de novo o controle do avião.
O painel de controle e o assento estavam destroçados por causa dos chutes e esforços que ele fez para voltar ao avião e somente a poucas centenas de metros do solo conseguiu controlar o avião.
Surpreendentemente, depois do susto e de regressar à base, a primeira coisa que ouviu foi com a reprimenda de seus colegas, que criticaram por quebrar todo o painel de instrumentos e de rasgar o assento do avião.
Strange também participou como piloto da RAF na Segunda Guerra Mundial.
Acredite se quiser!.
0 comentários:
Postar um comentário