quarta-feira, 5 de maio de 2010

Impressionantes fotos registradas pela NASA.


Fotografia espacial não é novidade na NASA. A Agência Espacial Americana sempre divulga excelentes compilações de suas imagens espaciais, resultado do aprimoramento fotográfico dos próprios astronautas.

O astronauta Leroy Chiao é um bom exemplo. Entre 2004 e 2005, como comandante da Expedição 10 da NASA, Leroy tirou mais de 24 mil fotos digitais.

Com a ajuda de uma equipe do Centro Espacial Johnson, em Houston, Chiao selecionou alguns locais para suas fotos com base na posição da estação especial, do tempo e do ângulo da luz solar.

“Tecnicamente é possível praticar e dominar os métodos de tirar boas fotos no espaço”, disse Chiao em um comunicado, publicado no site da National Geographic. “Para um engenheiro, como eu, recomendo que pense numa composição. Ou seja, não apenas na captação dos dados, mas tente compor fotos.”

A seguir, você confere algumas fotos registradas por diversos astronautas e sondas espaciais. Note que algumas delas aparecem muito nítidas, como em qualquer mapa. O segredo está no aperfeiçoamento da técnica.

“Como a Terra está passando a 28 mil km/h, você deve deslocar a câmera com o obturador liberado”, disse Chiao. “Caso contrário, vai manchar a imagem e aparecer fora de foco.”

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...