quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Coisas que não deveria - mas - EXPLODEM!

Coisas que não deveria - mas  - EXPLODEM!

Existem regras sobre essas coisas ... ou assim que pensamos. Afinal, as maçãs não caem para cima, os leões não tem penas, e lagos não explodir. Ah, mas se acontecer de você estar vivendo em Camarões você sabe muito bem que os lagos podem, ou não, explodir.


(Arte por Mario Sanchez Nevado)

Tomemos por exemplo a Nyos Lago na Província Noroeste dos Camarões. Parte da cadeia de Oku vulcão inativo, é uma profunda, extremamente elevado, e mais importante, muito calmo, muito quieto, muito lago. Mas nem sempre foi tão calma e quieta. Em 1986, algo muito estranho aconteceu com o lago Nyos, uma estranheza que, infelizmente, matou 3.500 cabeças de gado ... e 1.700 pessoas.


(Crédito da imagem: Dillonla)

O que aconteceu com as pessoas em três aldeias próximas do lago? . A maioria deles, felizmente morreu em seu sono, mas as 4.000 outras pessoas que escaparam da região sofreu feridas, problemas respiratórios e até mesmo paralisia. Tudo porque o lago Nyos explodiu.



Límnicos Erupção!

 A mesma coisa aconteceu com o lago Monoun, também em Camarões, em 1984. 


(Cortesia da USGS)

37 pessoas morreram,. O que soa como uma cena de algum filme de terror feio é a história de um caminhão que estava dirigindo perto do local. Misteriosamente, o motor do caminhão morreu, e depois que fizeram o que dez pessoas saíram: sufocando . Apenas duas pessoas de uma dúzia sobreviveu, tudo porque aconteceu estavam sentados em cima do caminhão.

O termo técnico para o que aconteceu com o lago Nyos e Monoun é uma erupção límnicos. Para obter um você precisa de uma base alguns elementos: 
- Um, um lago muito profundo vulcânica; 
- Dois, o lago tem de ser mais uma fonte de gases vulcânicos lenta; 



(Crédito da imagem: desgaseificação Project)

O que acontece é que os gases vulcânicos, principalmente o dióxido de carbono, mas o monóxido de carbono, bem desagradável, super satura o lago. Um jeito desajeitado de pensar sobre isso é compará-lo com uma lata de refrigerante: agite para cima como um louco e do líquido na lata, retida por pressão,  Mas puxe a parte superior, ou no caso de Nyos e Monoun, entregar um pequeno deslizamento de terra ou um terremoto de baixa magnitude, e todo o gás que sai correndo presos em uma imensa explosão. 

Isso é muito ruim, pois existem ainda algumas teorias que sugerem que o lago posterior tsunami da explosão gassy dizimou aldeias mais ainda, mas o que é pior é que os gases aprisionados na água do lago é absolutamente mortal

Mais pesado que o ar, o dióxido de carbono desce do lago de montanha, sufocando tudo e todos em seu caminho, até mesmo motores de caminhão próximo ao chão - o que explica como os dois passageiros sorte conseguiram escapar: eles estavam simplesmente acima da nuvem tóxica.


(Arte por Mario Sanchez Nevado)

Felizmente, os cientistas e engenheiros estão trabalhando em maneiras de parar de explosões límnicos. Com a gravação controlada dos gases, ou por borbulhamento tubos para manter a água se torne super saturado, eles tentando ser capazes deter o que aconteceu com  1700 pessoas de Nyos volte a acontecer.

O Lago Ninhada:
(No meio você vê a bomba que libera um pouco a pressão do gás)




Mas o que deixa os cientistas acordado à noite é que há mais do que provável de muitos outros lagos prestes a explodir. (Por exemplo, o lago Bosumtwi, em Gana "explode" em intervalos irregulares )

Lago Bosumtwi - uma beleza mortal:




De acordo com essa fonteo lago Kivu em Rwanda tem também um perigo grave nas profundezas do lago - de enormes quantidades de gás que poderia levar a uma grande erupção:





(Crédito da imagem: Philippe Ramette "Irrational Walk")

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...