terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pedófilia o tabu do milênio...


Proibido para maiores de 18 anos (?)
Isa Medeiros

Num passado muito recente um homem contracenava em simulações de sexo bem realistas com "A Menina do Lado", que na época tinha 14 anos. E uma futura apresentadora de programas infantis vivia um "Amor, Estranho Amor" com um menino loirinho, de olhos azuis, de doze anos de idade. Nada disto faz parte de alguma coletânea de contos eróticos escrita por um "pedófilo". É apenas parte da cinematografia brasileira ao alcance de qualquer cinéfilo.



O que mais me causa curiosidade é o fato de a pedofilia ser algo antiquíssimo, mas a sua criminalização um fenômeno muito recente. Parece-me que as pessoas lidavam de maneira normal com essa atração que muitos adultos sentem por crianças e adolescentes e só realmente sentiam repulsa e indignação quando havia violência física e/ou sexual (estupro) por parte do adulto.

Porém, mais tarde todas as relações entre maiores de menores de idade foram generalizadamente consideradas crime, de modo que a população passou a sentir aversão a elas não apenas nos casos onde havia uma violência clara e/ou presumível.

Como integrante da sociedade e alguém que a observa em toda a hipocrisia que a envolve, não ignoro que a maioria das pessoas não pratica os tais crimes somente por medo da Lei. Por outro lado, tenho a sensação de que as próprias "vítimas" em potencial serão aquelas que abrirão os caminhos para os seus futuros "agressores" agirem livremente.

O chamado "sexting" (do inglês: “sex” = sexo e “texting” = envio de mensagens), que é a produção e distribuição de novinhas peladas / ninfetas nuas / caiu na net / adolescentes nuas / adolescentes fazendo sexo no colégio/, isto é, material erótico e pornográfico "amador" feito por adolescentes para outros jovens vem demonstrando que a maturidade sexual deles aparentemente é muito mais avançada do que a das gerações anteriores. 

Trata-se de um fenômeno muito peculiar, pois demonstra o oposto da idéia de que muitas pessoas têm: de que esse tipo de material é sempre produzido sob pressão e ameaça de um adulto abusador. Além disso, é totalmente impossível fazer com que todas as crianças e adolescentes que praticam o sexting parem de se exibir nuas, seminuas ou em poses eróticas em Msns, twittcams, álbuns do Orkut, blogs e outras redes sociais facilmente acessíveis a qualquer um que tenha interesse - ou não - neste tipo de conteúdo.

Pedofilia é sempre sinônimo de algum tipo de violência? Ou são coisas que não estão necessariamente vinculadas? A legislação brasileira diz que são sinônimos. Juridicamente, não existe "crime de pedofilia", mas ele é tratado sempre como estupro ouatentado violento ao pudor.

Não obstante o exposto acima, devemos lembrar que "sedução" e adultério já foram considerados crimes no Brasil até há relativamente pouco tempo, e podemos assim imaginar que, talvez, no futuro determinadas leis não encontrem mais amparo no seio da sociedade devido ao anacronismo de seus conceitos face a realidade social. Contra fatos não há argumentos...

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...