Petroleiro Knock Nevis / Jahre Viking - grande navio, com uma grande história
(Coleção de fotografias de Dag Bjerke, via superpetroleiros)
Este é o rei de todos os superpetroleiros, e possivelmente o maior navio já construído . No entanto, é certamente o MAIOR NAVIO ainda em funcionamento (ainda que como "flutuante de armazenamento e descarga" apenas). Há também uma história maior que a vida associada a esse navio.
Primeiro de tudo, tinha pseudônimos de Alexandre Dumas:
- "Gigante Seawise"
- "Porthos"
- "Gigante feliz"
- "Jahre Viking"
- "Knock Nevis"
Criada no Japão em 1979 por um magnata grego, que faliu pouco tempo depois, elE foi vendidO para o proprietário de Hong Kong, que rapidamente aumentou o seu comprimento ainda mais. Em 1981, "O Gigante Seawise" nasceu, o maior entre os navios.
Para dar uma idéia de seu tamanho, compare com Tower Bridge de Londres:
... com o Empire State Building ea Torre Eiffel:
No principio ele operados entre o Oriente Médio e os EUA, em de cerca de 1986 ele foi usade como e navio flutuante de armazenamento e terminais de transbordo no Irã durante a Guerra Irã-Iraque. Em maio de 1988, o navio foi atacado e seriamente danificado por bombas lançadas de aviões do Iraque enquanto estava no porto de Ormuz no Estreito de Ormuz. Extensamente danificado, que se afundou em águas rasas lá.
Mas a história não termina aqui. Milagrosamente, ela ganhou uma segunda vida e uma restauração completa! "O Mar Wise Gigante", ou o que restou dele, foi comprado por uma empresa norueguesa, e foi rebocado para o estaleiro Keppel, em Cingapura. Depois de transformações importantes e reparos ele foi relançade em 1991, primeiro como o "Gigante feliz" e, em seguida como o "TT Jahre Viking". Aqui está uma foto de restauração
Em março de 2004, o navio foi vendido novamente e enviado pelo seu novo proprietário do estaleiro Dubai para ser reequipada como armazenamento e descarga flutuante (FOE). Lá, ela recebeu seu nome atual, "Knock Nevis". Nas fotos abaixo, vemos a chegada ao cais - a viagem marítima final do grande e lendário navio:
Fontes: Wikipedia, A Tribuna.
O Coração de um gigante
Dê uma olhada no maior motor diesel do mundo: tais maravilhas tecnológicas são necessários para mover os navios enormes como Knock Nevis,
sábado, 20 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário