terça-feira, 15 de março de 2011

Conheça a comovente historia de Hachiko,




Hachiko

Conheça a comovente história de Hachiko, um cão da raça Akita, cuja lealdade para com seu dono ficou famosa não somente no Japão, mas em todo o mundo.
Hachiko nascera em novembro de 1923 na cidade de Odate. Aos dois meses foi mandado ao professor universitário Hidesamurô Ueno, que morava próximo da estação de Shibuya, em Tokyo. Assim sendo, Hachiko acompanhava todos os dias o seu dono no percurso de casa à estação de trem e lá aguardava o seu regresso no final do dia.
No dia 21 de maio de 1925, Hachiko estava no mesmo local de costume, a esperar por seu dono. Porém, naquele dia o professor não apareceu. Hidesamurô Ueno havia sofrido um derrame fatal na Universidade.
Seus ossos foram enterrados ao lado da sepultura do professor e sua pele foi preservada. Uma figura foi empalhada de Hachiko, sendo vista no Museu Nacional de Ciências do Japão.
Após a morte do professor, parentes e amigos passaram a cuidar de Hachiko, mas o cãozinho continuamente se dirigia à estação de Shibuya todos os dias, no mesmo horário, aguardando ansiosamente Ueno voltar do trabalho. Sua vigília durou mais de nove anos.
Hachiko que já tinha artrite, dentre outros problemas de saúde, veio a falecer em 8 de Março de 1935, aos 11 anos, por dirofilariose (um verme que ataca o coração). Foi achado no mesmo local onde esperou seu dono por anos.
Hidesamurô Ueno
Uma estátua de bronze foi esculpida em homenagem a Hachiko, erguida em frente ao portão de bilheteria da estação de Shibuya. Sua fama se popularizou pelo mundo, assim como a raça Akita. Todavia, posteriormente a estátua viria a ser derretida para armamentos, na Segunda Guerra Mundial.
Em 1948 uma réplica foi feita e colocada no mesmo local da anterior, agora conservada até os dias atuais. 
A lealdade de Hachiko virou um exemplo nacional. Rendeu dois filmes: o primeiro em 1987, chamado “Hachikô monogatari” (japonês); o segundo foi uma versão americana feita em 2009 com Richard Gere, intitulada de “Hachiko: A Dog's Story” (Sempre ao seu lado, no Brasil).

0 comentários:

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...