quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O HOMEM MAIS RICO DE TODOS OS TEMPOS


John D. Rockefeller, o homem mais rico de todos os tempos, com o filho John D. Rockefeller Jr.
John D. Rockefeller e seu filho, Rockefeller Jr.
O homem mais rico de todos os tempos tem seu legado dividido entre os negócios e a filantropia. John D. Rockefeller foi um líder, homem de negócios e filantropo estadunidense, fundador da Standard Oil Company, a maior companhia de petróleo do século XIX. Rockefeller também foi o primeiro americano a acumular um bilhão de dólares.

Em 1870, John Davison Rockefeller fundou a Standard Oil Company, companhia que começou em Ohio, sendo fundada juntamente com o irmão William Rockefeller, Henry Flagler, Jabez
 Bostwick, o químico Samuel Andrews e Stephen V. Harkness. Com o crescimento da indúsria petrolífera, a companhia, liderada por John D. Rockefeller, acabou se tornando a maior empresa do mundo, monopolizando o recém criado mercado petrolífero. Enquanto a importância da querosene e da gasolina crescia, o mesmo acontecia com a riqueza de Rockefeller. Assim, ele se tornou o homem mais rico do mundo e o primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. John liderou a companhia até seu desligamento oficial, aposentando-se, em 1897, aos 58 anos.

De 1897 a 1937, ano de sua morte, o homem mais rico de todos os tempos passou sua vida como aposentado. Sua fortuna gigantesca foi usada para filantropia, com fundações que tiveram grande efeito na medicina, educação e pesquisas científicas. John D. Rockefeller, com seus bilhões de dólares, ajudou na erradicação de doenças como a Febre Amarela e a Ancilostomose. Com a doação de quantidades vultosas ajudou na criação de grandes universidades como a Universidade Chicago, Universidade Rockefeller e a Universidade Spelman, para mulheres afro-descendentes. Seus atos de filantropia, no entanto, começaram desde jovem, ajudando instituições sem fins lucrativos. Seu primeiro salário, por exemplo, teve dez por cento dizimado a sua igreja.

Ao longo de sua vida, John D. Rockefeller acumulou uma fortuna avaliada em 1,4 bilhões de dólares que, ajustando aos valores atuais, chega-se a uma quantia de aproximadamente 305.3 bilhões de dólares (valor calculado em 2006), sendo a maior riqueza da história nas mãos de um único homem. Comparando, o homem mais rico do mundo atualmente, Carlos Slim Helú, líder da Telmex, tem "apenas" dez por cento desta quantia. John teve quatro filhas e um filho, John D. Rockefeller, Jr. Este, assim como o pai, foi um filantropo que doou mais de 500 milhões de dólares a causas sociais.
Postar um comentário

COMENTE!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...